Eleições nos EUA: demora para divulgação dos resultados vira meme no Brasil

0
145

A demora da apuração de votos das eleições dos Estados Unidos virou meme nas redes sociais no Brasil. Usuários ironizaram o fato de o país norte-americano ser a maior potência mundial e ainda possuir 1 sistema de votação eleitoral majoritariamente analógico, complexo e com regras segmentadas por Estado, o que prolonga o processo de conclusão do resultado final.

O dia de votação oficial da eleição foi na 3ª feira (3.nov.2020), os primeiros resultados começaram a sair às 21h. No entanto, há Estados em que a previsão para finalização da apuração é de que seja na 6ª feira (6.nov.2020), como a Pensilvânia, 1 dos Estados decisivos.

Com isso, a definição de quem será o próximo presidente dos EUA, Donald Trump ou Joe Biden, ainda pode demorar.

Segundo a Fundação Verified Voting, 6 dos 50 estados norte-americanos utilizam sistemas totalmente eletrônicos de votação: Arkansas, Carolina do Sul, Delaware, Geórgia, Louisiana e Nevada. Nos demais, ainda são utilizadas cédulas de papel ou sistemas mistos, que envolvem, por exemplo, o voto em uma cédula que é, depois, escaneada por 1 aparelho que computa os votos ou contada manualmente. Há também os estados do Colorado, Havaí, Oregon, Utah e Washington que realizam toda sua votação por meio dos correios.

Com a pandemia de covid-19, 65,2 milhões de votos antecipados foram pelos correios, 64% do total (101,2 milhões), segundo dados do dados são do U.S. Elections Project, da Universidade da Flórida. A modalidade votação prolonga ainda mais a apuração.

Comparando o sistema eleitoral norte-americano com o brasileiro, que é feito de forma uniforme para todo o país, por meio da urna eletrônica, que possibilita que o resultado seja conhecido no mesmo dia, usuários “zoaram” a eleição dos EUA nas redes sociais.

Eis abaixo alguns dos memes mais compartilhados:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui