Fecomércio e CDL Natal vibram com retomada das atividades econômicas no RN

0
149

Governadora Fátima Bezerra confirmou a reabertura da economia na quarta-feira (1º), no RN

A federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal (CDL) comemoraram, através de notas publicadas, o anúncio da retomada das atividades econômicas no RN.

A governadora Fátima Bezerra comunicou que a reabertura da economia, programada para quarta-feira (1º), em vídeo gravado após reunião com o comitê científico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), na segunda-feira (29). Além de Fátima, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, também comunicou o retorno em Natal.

As entidades celebraram, mas lembraram o compromisso de manter a organização nesta primeira fase, para que não atrapalhe o andamento da retomada para as próximas etapas.

De acordo com a nota emitida pela Fecomércio, um levantamento feito pela Empresa Potiguar de Promoção Turística Empresa Potiguar de Promoção Turística do RN (Emprotur) apontou que 42% das empresas turísticas potiguares já chegaram ao seu limite. Nos próximos 30 dias, 72% delas afirmam não ter mais condições de continuar funcionando.

Tanto a Fecomércio, quanto a CDL firmaram compromisso junto aos empreendedores, para que tenham uma retomada segura e seguindo os protocolos de segurança divulgados.

Confira as notas abaixo:

CDL NATAL

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal recebeu com alegria a confirmação por parte dos gestores públicos da retomada das atividades comerciais para os dias 30 de junho e 01 de julho. Recebemos também com muita responsabilidade! Sabemos do nosso papel nesse novo momento de orientar os comerciantes e a população sobre os protocolos de biossegurança. A Governadora Fátima Bezerra e o Prefeito de Natal Álvaro Dias firmaram um compromisso hoje, ao anunciar a retomada das atividades, com o desenvolvimento socioeconômico e com a dignidade de milhares de pais e mães de família que estavam com o pão de cada dia ameaçados.

O brilho da esperança voltou a iluminar a vida de nossos bravos empreendedores. Não foi fácil. Tivemos ajustes e entraves no meio da jornada, mas hoje conseguimos iniciar um novo ciclo. Sabemos que nem todos poderão voltar ao mesmo tempo, nesse sentido, precisaremos ser compreensivos e pacientes por mais um tempo. Aos que vão abrir na primeira fase, a responsabilidade aumenta com aqueles que ficarão para segunda fase, pois a abertura deles dependem do seu bom comportamento nessa primeira fase.

Nossa expectativa é grande! Desejamos que quem aguentou até aqui, tenha agora a chance de se restabelecer e se manter no mercado, fazendo o que faz de melhor: cuidando uns dos outros, gerando emprego, renda e desenvolvimento. A CDL Natal está junto com todos os empreendedores, trabalhando para dar condições de uma retomada segura, positiva e crescente.

José Lucena Presidente da CDL Natal

Fecomércio

A Fecomércio RN vem a público registrar sua imensa satisfação e alívio com as medidas anunciadas nesta segunda, 29, pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, e pela governadora do Estado, Fátima Bezerra, ambos confirmando, respectivamente para os dias 30.06 e 1º de julho, o início da Retomada Gradual das Atividades Econômicas na cidade de Natal e no estado do Rio Grande do Norte.

Desde 5 de maio, quando entregamos ao Governo do Estado o Protocolo de Retomada, nutríamos esta expectativa. O setor de comércio perdeu cerca de R$ 300 milhões em faturamento e se viu obrigado a demitir mais de 10 mil pessoas. O percentual de desemprego no RN, que era de 11,2% em fevereiro, atingiu 12,3%. Estimamos que entre 10 mil e 15 mil empresas simplesmente não vão mais conseguir reabrir suas portas.

Um levantamento feito pela Emproturn aponta que 42% das empresas turísticas potiguares já chegaram ao seu limite. Nos próximos 30 dias, 72% delas dizem que não terão mais condições de continuar funcionando.

Foram mais de 100 dias de muita angústia para inúmeras famílias de empreendedores e seus colaboradores. A reabertura é fruto de incontáveis debates que tivemos com as autoridades. Alguns mais acalorados, alguns mais tensos. Mas todos foram válidos e nos conduziram, da melhor maneira, até aqui.

À sociedade potiguar, nosso compromisso de que estamos preparados e seguiremos nos aprimorando para que esta retomada gradual se dê com toda a segurança e firmeza. Fazer desta reabertura algo definitivo e positivo é tarefa de todos nós. Empreendedores, autoridades, consumidores, colaboradores. Atender os protocolos, fiscalizar sua aplicação, orientar eventuais ajustes, fazer o RN retomar o rumo do crescimento. São estes os mais novos desafios, deste período que tantos obstáculos nos tem imposto.

Vamos a eles!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui