Post de deputado sobre coronavoucher é o mais comentado do Ocidente no Facebook

0
79

Vídeo de André Janones (Avante-MG), se disse contra o novo valor do auxílio

Uma transmissão ao vivo do deputado André Janones (Avante-MG), em que ele se diz contra a redução do auxílio emergencial de R$ 600 para R$ 300, foi a publicação no Facebook mais comentada do mundo ocidental durante a última 3ª feira (1º.set.2020).

O levantamento foi feito pelo pesquisador Fábio Malini, do Labic (Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura) da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo), com base nos dados da Crowdtangle, ferramenta oficial do Facebook que mensura o engajamento de publicações.

Abaixo, o vídeo das transmissão (5min4seg).

Em 1 dia, a publicação feita por Janones teve 177 mil comentários, 302 mil compartilhamentos e 3,3 milhões de visualizações. Até a publicação desta nota, o número de visualizações já havia ultrapassado 3,7 milhões.

Deputado em 1º mandato, Janones ganhou notoriedade nas redes sociais como 1 dos advogados que apoiou a greve dos caminhoneiros, em 2018. Ele foi eleito no mesmo ano com 178.660 votos, sendo o 3º deputado mais votado de Minas Gerais.

600 pelo Brasil

No vídeo, além de protestar contra a redução no valor do auxílio emergencial, Janones orienta seus seguidores a publicarem no Twitter a hashtag #600peloBrasil. Na 3ª (1º.set), a hashtag chegou a ficar entre as mais comentadas da rede social no Brasil.

A campanha faz referência ao grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que se autodenominou “300 do Brasil” e organizou um acampamento na Esplanada dos Ministérios por mais de 1 mês. A iniciativa tinha como uma das líderes a militante bolsonarista Sara Giromini, conhecida como Sara Winter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui